REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 141
14 Revista Appai Educar O projeto disponibiliza ao usuário uma publicação digital no formato aberto ePub e uma plataforma que recebe os dados originados da interação entre leitor e publicação. Na programa- ção do livro digital, é necessário inserir uma codificação disponí- vel nos arquivos do projeto, que estará conectada à plataforma. “São apenas dois produtos que garantem a interatividade do livro digital”, explicou o especialista. Segundo ele, todas as funcionali- dades já podem ser utilizadas em alguns e-readers mais modernos disponíveis gratuitamente no mercado. Na prática, a tecnologia inovadora promove interação com objetos educacionais. Por exemplo: através dos exercí- cios, é possível aplicar múltipla escolha, questões dissertativas “Com a solução do Ceweb.br, o estudante passa a interagir com o livro e este com o leitor. A nossa ideia é fomentar a discussão sobre o potencial que o livro digital tem” e muitos outros tipos de exer- cícios interativos que podem ser corrigidos em tempo real. Com a pesquisa é muito simples encontrar um conteúdo dentro do ePub . O formato oferece su- porte a metadados e taxonomias educacionais, além de permitir que os dados sincronizados se transformem em relatórios de desempenho individual e em outras ferramentas úteis para professores e alunos. Um prato cheio! Através do protocolo xAPI, o eduPUB tem a capacidade de transmitir e receber dados de forma síncrona ou assíncrona por meio de uma central de da- dos educacionais (LRS).
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