REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 141
Revista Appai Educar 13 S S Esse exercício de imaginação acima é uma descrição resumida de uma das possibilidades de aplicação do Livro Digital Conectado, criado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb. br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) . A solução inédita é baseada em tecnologias web abertas, podendo ser adotada sem qualquer custo por instituições educacionais ou simplesmente por quem se interessar. O especialista em desenvolvimento web do Ceweb.br /NIC.br, e um dos idealizadores da solu- ção, Reinaldo Ferraz, revela que o grande mérito da iniciativa é tirar o leitor da passividade. “Com a solução do Ceweb.br, o estudante passa a interagir com o livro e este com o leitor. A nossa ideia é fo- mentar a discussão sobre o potencial que o livro di- gital tem”, afirmou em coletiva on-line no Youtube, acompanhada pela equipe de redação da Revista Appai Educar. O protótipo do projeto foi inspirado a partir de um exemplar da iniciativa Um Livro Aberto, que produz de forma colaborativa com professores e pesquisadores obras didáticas de matemática, oferecendo os materiais gratuitamente. “Estamos prevendo uma interação via formulário, com os alunos respondendo perguntas. Com base nisso, o professor vai poder avaliar a evolução do estudan- te, se ele está assimilando o conteúdo ou não. Isso tudo dentro de uma única plataforma em que o livro está inserido. Ainda é possível exportar dados para sistemas tipo Learning Management Systems, de gestão educacional. Nosso objetivo é oferecer à sociedade uma ferramenta inclusiva”, explicou Vag- ner Diniz, gerente do Ceweb.br /NIC.br. Ele enfatizou também que é possível inserir gráficos longitudinais, por exemplo, sobre a evolu- ção da inflação, que são atualizados automatica- mente no momento da leitura do texto. Reinaldo Ferraz complementou afirmando que a plataforma tem um potencial de aplicação enorme, cujo limi- tador será a criatividade. Para ele, a questão da acessibilidade é ou- tro ponto importante do projeto. “O livro digital começa com a premissa de ser acessível e eliminar barreiras. O leitor poder acessá-lo a partir dos mais diversos tipos de dispositivos, como computador, tablet e celular, além de ter a chance de lê-lo em qualquer lugar e de interagir com a publicação. Isso é um ponto para a democratização da informa- ção”, ressaltou.
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