REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

52 Revista Appai Educar Ainda é muito comum ouvirmos que o brasileiro não gosta de ler. Que o Brasil não é um país de leitores. Será? No ano em que se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna, a leitura em seus vários formatos – impresso, digital, audiobook, podcast – ganha o protagonismo dessa narrativa. Ocupando o 27º lugar no ranking mundial de leitura, o Brasil vemganhando fôlego nessa área. É o quemostra o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), apontando umcrescimento de 4,9%em relação aomesmo período de 2020, fechando o ano de 2021 commais de 55milhões de exemplares vendidos. De acordo como presidente do Snel, o saldo positivo desse ano, deu- -se tambémdevido ao cenáriomais controlado da pandemia. “Ficamos muito felizes comos resultados, por ter demonstrado que a retomada do hábito de leitura permaneceu forte, mesmo sob todas as complexidades do ano que passou”, comenta Dante Cid, presidente do Snel. Por Antônia Lúcia Um outro fator agregador no acesso e tratamento da informação e leitura, são as TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação –, que dialogam acerca da utilização das máquinas e programas que geram acesso ao conhecimento, articulados com os processos de transmissão e comunicação. Nesse contexto as mídias digitais com seu formato peculiar de leitura, por estimular uma leitura mais rápida, mais imagética e uma experiência um pouco diferente daquela em que apenas os livros físicos levavam o leitor a fazer essa imersão ao mundo do conhecimento, vem despertando um interesse singular pelo formato de suas narrativas, de seus autores, escritores e influenciadores. Várias escolas levaram seus alunos a ingressar nessa onda literária com intuito de estimular a leitura entre os educandos. O Colégio Objetivo, por exemplo, inclui em seu calendário um período para que os estudantes conheçam o universo literário mais de perto com a presença de autores, contadores de histórias, exposições de trabalhos e realização de diferentes oficinas proporcionando momentos de reflexão e aprendizagem na semana literária. Uma outra escola que aproveitou esse momento para estimular, ainda mais, a leitura e a criatividade entre seus alunos foi a equipe pedagógica do Colégio Alberto Monteiro de Carvalho. De acordo com a diretora Adriana Thiago, os alunos foram os protagonistas da exposição literária através da mostra de vários trabalhos.

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