REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

42 Revista Appai Educar No acervo digital da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Maria Carmen Barbosa e Maria da Graça Horn afirmam no texto “Organização do Espaço e do Tempo na Escola Infantil” que, para organizar atividades no tempo, é fundamental levar em consideração três diferentes necessidades das crianças: “As biológicas, como as relacionadas ao repouso, ■ Desenvolvimento da linguagem e da motricidade: a capacidade de argumentação caminha junto com a responsabilidade. Isso porque, ao sofrer consequências de suas ações, o indivíduo aprende a dialogar e a se defender. A movimentação da criança também se desenvolve quando ela não tem à mão tudo o que deseja; à alimentação, à higiene e à sua faixa etária; as psicológicas, que se referem às diferenças individuais, como o tempo e o ritmo de cada um; as necessidades sociais e históricas que dizem respeito à cultura e ao estilo de vida”, diz o documento. É interessante aqui reforçar a ideia de que a rotina deve prever pouca espera da parte dos pequenos, principalmente durante os períodos de higiene e de alimentação. A demora pode ser evitada se for organizada a sala de aula de maneira que eles tenham a possibilidade de realizar outras atividades, de forma mais autônoma, tendo livre acesso a espaços e materiais, enquanto o professor está atendendo uma única criança. Entre as vantagens de adotar uma rotina na Educação Infantil estão: ■ Desenvolvimento da autonomia: a criança cresce procurando independência e liberdade, sem depender dos responsáveis para tarefas que ela mesma pode realizar sozinha. Se ela tem noção dos horários e da sequência de atividades, organiza seu tempo e espaço e não fica à mercê dos adultos para saber o que vai acontecer;

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