REVISTA APPAI EDUCAR EDIÇÃO 140

Revista Appai Educar 37 A grande maioria dos profissionais que iniciam nesse cargo acaba migrando para a função de professor conforme adquire experiência. Essa vivência é muito valiosa porque não está atrelada somente a educar com cuidado e carinho. Há uma série de afazeres que os docentes precisam dominar. Zelar pela organização do ambiente, especialmente o das crianças, se estão todas seguras e se precisam de algo, como troca de fraldas, idas ao banheiro e afins, são algumas ações. Mas há também o cuidado com o auxílio no preparo da alimentação dos alunos, ajudando na elaboração de receitas adequadas para o desenvolvimento deles. Essa meta deve ser exercida junto à área social da creche com um profissional de nutrição. Além disso, o educador infantil deve cuidar da rotina higiênica das crianças, supervisionando escovação, limpeza do corpo, trocas de fraldas e tudo o que envolva esse aspecto. E claro, outro ponto fundamental para se trabalhar com os pequenos é elaborar brincadeiras lúdicas e educativas. “A tia da creche”, muitas vezes, é o primeiro contato da criança com o mundo externo. E é por meio da escolinha que os pequenos desenvolvem habilidades motoras, aprendem a se relacionar com outraspessoasdamesma idadee têm contato com experiências diferentes daquelas vivenciadasemcasa. Por isso, é tão importantedar atençãoà formaçãodeprofessores. A responsabilidade é infinitamente grande, pois esses profissionais podem ser os principais influenciadores na formação do cidadão. Por isso, o estudo de práticas pedagógicas é o caminho certeiro para orientar esses professores durante todo o processo educacional.

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