Revista Appai Educar - Ed 139

Revista Appai Educar 21 Por Richard Günter Fontes: Nova Escola | ONU | eCycle | Clima info COMO O MUNDO SE ORGANIZA DIANTE DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Indicado para: 7º ano, Ciências Habilidade da BNCC: EF07CI13 Desta vez o áudio é o estímulo inicial para apresentar o tema da aula aos alunos. Compartilhe com eles o episódio sobre mudanças climáticas do “Rock com ciência”, um conhecido podcast (aproveite para explicar o que é e como se faz um), além de outros textos de aprofundamento sugeridos no plano. Pergunte à turma que ações conhecem de combate às mudanças climáticas. Com o podcast e materiais de referência, desafie os estudantes a fazer uma proposta também em áudio de um programa sobre mudanças climáticas, com foco no combate aos seus efeitos. Se não houver a possibilidade de trabalhar em grupo, peça para que gravem individualmente, com o equipamento que tiverem em casa, seja celular ou gravador. Uma alternativa off-line é pedir apenas um roteiro escrito com o que eles gostariam de fazer sobre o tema da aula. ■ Acesse aqui o plano de aula completo INVERSÃO TÉRMICA Indicado para: 8º ano, Ciências Habilidade da BNCC: EF08CI16 Uma notícia introduz o tema desta aula, explicando como a poluição fica pior no inverno e causa prejuízos à saúde. Pergunte aos estudantes por que eles acreditam que isso acontece. Você pode dividi-los em grupos ou separar a sala entre os alunos que vão fazer uma pesquisa sobre inversão térmica e representar esse fenômeno em um desenho explicativo, e uma outra parte que vai encontrar quais são as fontes dos poluentes atmosféricos e como controlá-los. Com as respostas dos alunos, sistematize os conhecimentos em uma representação da inversão térmica, explicando o conceito e as ideias compartilhadas durante a aula para a turma, o que pode ser feito via videochamada. ■ Acesse aqui o plano de aula completo CLIMA LOCAL X CLIMA GLOBAL Indicado para: 8º ano, Ciências Habilidade da BNCC: EF08CI16 Compartilhe com a turma a imagem de uma plantação de cacau na Bahia e questione: “Como as mudanças climáticas afetam as vegetações? Como o clima global se relaciona ou influencia o clima de uma região?”. Na atividade seguinte, divida os alunos em três equipes que trabalharão no formato de estações, fazendo com que os grupos “rodem” entre elas. No ensino remoto, uma alternativa é pedir a atividade individual ou dividir em grupos de cinco integrantes para criar um infográfico abordando a ação do homem e o aquecimento global. ■ Acesse aqui o plano de aula completo Para complementar o conteúdo, leia amatéria de capa da edição 112: “Plástico: vilão oumocinho?”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=