REVISTA APPAI EDUCAR 138

8 Revista Appai Educar Somente em 2020, houve um crescimento acumulado de 83,68% no faturamento do comércio eletrônico, segundo dados do índice MCC-Enet. Também ficou claro que as compras on-line estão cada vez mais presentes no dia a dia do brasileiro. No último trimestre de 2020, quase 20% da população realizou compras dessa modalidade. O Nordeste foi a região que mais viu o comércio eletrônico crescer, com aumento de faturamento de 116,53%. Segundo dados da ABComm, 100 mil novos e-commerces foram criados durante a quarentena. Já o número de vendas on-line aumentou em quase 40%. Quero empreender, e agora? Mesmo com esse quadro de investimento digital aquecido, existem alguns cuidados que não podem ser ignorados. Saber em que nicho ou plataforma de negócio se pretende investir é apenas o primeiro passo dessa longa caminhada, segundo especialistas. Entender como essa engrenagem funciona, ou seja, conhecer o mercado, é fundamental para que se faça um bom planejamento, a fim de definir o nicho de atuação. Setores em crescimento Alguns produtos e serviços conseguemmanter-se pelo apelo que têm com seu público, seja de forma limitada ou ilimitada. Um exemplo é o setor de alimentação, por se tratar de uma necessidade inerente ao ser humano. Entender o tamanho desse nicho e se existe capilaridade de venda para a manutenção e sobrevivência do negócio é o “dever de casa” do empreendedor. Além de saber com que área desse segmento seu público mais se identifica. Normalmente os produtos se enquadram em três pilares de consumo. São eles: - Duráveis, como móveis e eletrônicos. - Semiduráveis, como perfumes e roupas. - Não duráveis, como alimentos e bebidas. Produtos sazonais Não podemos deixar de fora os produtos chamados sazonais, que são aqueles comercializados em maior quantidade durante uma estação ou período do ano, como é o caso dos sorvetes. Esse tipo de empreendimento precisa ser pensado de forma a abastecer as vendas e fechar essa lacuna nas estações ou períodos mais frios. Segundo especialistas, uma dica é agregar um produto ou serviço paralelo para otimizar ou suprir esse faturamento nesses momentos de baixa. Além disso, alguns ramos de negócio que mexem com o comportamento e rotina do consumidor podem ser hoje uma boa opção.

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