REVISTA APPAI EDUCAR 138

Revista Appai Educar 41 Proponha aos alunos que descubram a distância da porta da sala de aula até a mesa da professora. Em um primeiro momento eles escrevem no papel (em seu caderno de Matemática) qual a distância que acreditam que possui esse espaço. Depois, cada um deverá utilizar os seus passos para fazer a sua medição sem contar para o colega, apenas realizando seu registro. Quando todos terminarem faça uma roda de conversa e exponha os resultados. É importante que os alunos percebam que, quanto menor o tamanho das pernas e dos pés, maior será a quantidade de passos necessários para traçar o mesmo percurso. Além da atividade acima, você pode trabalhar com os pequenos questões simples do cotidiano da sala de aula, tais como: “Qual é a mochila maior?”; “Quem é o aluno mais alto?”; “Quem é o aluno mais baixo?”; “Qual a distância da lixeira até a porta da sala de aula”?; “Qual a altura do armário da sala de aula?”. Em seguida, como registro no caderno de Matemática, proponha algumas medições, utilizando partes do seu corpo ou objetos como palitos de picolé. Por Richard Günter Fontes: MEC | BNCC | Portal do Professor | Nova Escola Qual o tamanho do seu pé? Ideia original de: Juliana Sosso, autora do livro Coleção Agora é Hora. Alfabetização Matemática. 1 º Ano. 1. Curitiba: Base Editorial, 2011. p.143.

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