22 Revista Appai Educar NNum primeiro momento a resposta parece simples e direta. Entretanto, no mundo atual a informação e o conhecimento são compartilhados de maneira muito rápida, em grande volume e diversas vezes, quase que instantaneamente. Por isso, se manter atualizado é requisito indispensável para qualquer profissional. Mas é importante ressaltar que a informação só se torna conhecimento de fato quando é associada a algum sentido. Isso significa que cabe à escola possibilitar a construção do conhecimento dos alunos, já que os livros e a internet, por exemplo, disponibilizam apenas informações. Por isso, a formação continuada de professores temmuito a oferecer nesse processo, pois ajuda a melhorar cada vez mais suas práticas pedagógicas e dessa forma apoiar os alunos na construção de conhecimentos e não apenas no acúmulo de informações. Essa qualificação tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Geralmente é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos alunos. Para o professor e Mestre em Ciências Jurídicas e Empresariais Ricardo Soares, a docência e a formação continuada são inseparáveis e caminham de mãos dadas. “Aquele que ensina é o referencial em que o educando se espelha para o seu desenvolvimento, e o discurso do docente sobre a formação continuada serve de inspiração, mas o que realmente arrasta o estudante nesta jornada, que deve ser uma história sem fim, é o exemplo”, explica. Ao falar sobre o tema, a professora e mestranda Priscila Cruz lembra Paulo Freire, que chama a atenção da comunidade escolar para a dodiscência, que é justamente a questão de aprender e ensinar como uma via de mão dupla entre essas duas práticas. “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”, pontua Freire. De acordo com Priscila a formação continuada está presente no dia a dia do trabalho docente.
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