REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 137
Revista Appai Educar 25 Como implementar a educação empreendedora nas escolas? A educação empreendedora pode ser trabalhada desde a Edu- cação Infantil até o EJA, o que vai diferenciar é a complexidade das atividades. Além disso, é importante tratar dos conteúdos de maneira contextualizada com a realidade e o interesse dos estudantes, consi- derando que as turmas são heterogêneas. Confira algumas dicas de como abordar a temática em sala de aula: Educação Infantil: o educador pode convidar os pequenos para conversar, opinar e decidir qual brincadeira fazer em determina- do momento. Outra sugestão é a criação de diversos espaços e dar às crianças oportunidade de escolher em qual quer brincar, começando um trabalho de de- senvolvimento de autonomia. Ensino Fundamental I: o professor pode abordar a temática durante a resolução de um problema de Ciências ou de Matemática, por exemplo. Ou na discussão de projetos sobre descarte de produtos, origens e culturas, o que é ser criança etc. Ensino Fundamental II: o docente pode aproveitar a comunicação e participação nos combinados da turma, no desenvolvimento de aplicativos e até nos debates sobre dilemas contemporâneos. Ensino Médio: que tal propor melhorias para o próprio ambiente escolar? O educador pode fazer isso através de projetos interdisciplinares sobre sustentabilidade. Educação de Jovens e Adultos (EJA): a educação empreendedora pode ser explorada também com temas como trabalho, negócios e meio empresarial, assuntos passíveis de serem explorados no Ensino Médio também, especialmente no último ano.
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