REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 137

24 Revista Appai Educar Quem é o protagonista? “Ser protagonista da sua própria história”. Essa é atualmente uma das frases mais citadas, sobretudo pelos jovens ao fazerem referência a sua jornada es- tudantil ou cotidiana. Entretanto, o currículo básico nacional ainda deixa bastante a desejar no quesito “como lidar com o imprevisto”, que está intrinsica- mente ligado ao tema educação empreendedora. Na opinião da professora Carla, com relação a esse cenário que a educação empreendedora ofere- ce, o currículo básico do Ensino Fundamental tem buscado dar voz e vez ao protagonismo infantoju- venil, à criatividade e aos sentimentos. “Mas entendo que ainda é ummovimento que está acontecendo e preci- sa se ampliar drasticamen- te. Porém, o professor e o gestor também precisam estar preparados para tal. Eles, na sua maioria, não são empreendedores e nem sabem como ser. Pois ser empreendedor é algo aprendido e não inato”, adverte a professora. Habilidades que fazem a diferença Cada vez mais o empreendedorismo, com a sua postura, e o seu modo de agir no mundo, demanda de seus atores a promoção de uma cultura partici- pativa, solidária, agregadora, inventiva e geradora de riquezas. “Está além do ler, do escrever, do papel. Está imersa no agir”, analisa Carla, anteci- pando algumas habilidades comuns ao empreen- dedorismo, que podem colaborar para a ampliação dessa prática dentro e fora do ambiente escolar. “Entre eles, ser otimista, criativo, entender que correr riscos faz parte de determinadas situações inevitáveis e é necessário saber lidar com eles, com os imprevistos, buscar oportunidades, resolver problemas, liderar, ser colaborativo, ser flexível, ter determinação”, completa a professora.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=