REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 136
Revista Appai Educar 5 O que toda liderança escolar deve ter em mente para 2022? Opinião Os conceitos e opiniões emitidos em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores. Guilherme Camargo* O próximo ano representará a retomada efetiva de alunos e professores aos ambientes físicos das escolas. Depois de quase dois anos seguindo a rotina escolar a distância, a volta às salas de aula serámarcada por no- vas propostas no plano de ensino, ressocialização entre estudantes e professores, e a reflexão sobre como aprimorar amaneira pela qual o ambiente educacional promove as experiências de interação dos alunos du- rante o processo de aprendizagem. O caso de sucesso de uma escola, em um futuro próximo, vai ser baseado na geração de propostas pedagógicas aliadas à tecnologia e seu uso pelos edu- cadores, além de projetos que unem a imersão dos professores em ambientes digitais e o bom aproveita- mento dos alunos. O diálogo é essencial nesse processo. Os pais, espe- cialistas pedagógicos e a comunidade, como um todo, têmmuito a oferecer durante a jornada. Quando uma instituição apresenta esse resultado para a sociedade, consolidando, por exemplo, suas ações, investimentos para o desenvolvimento profissional de professores e propostas para aprimorar o ensino, ela inova e se des- taca no processo de aprendizagem. Ensino híbrido ou a distância? Muito se falou sobre o ensino híbrido, mas é preciso entender esse termo. Ele se refere, basicamente, às atividades on-line e off-line , e como integrar esses dois universos, emque o aluno realiza atividades manuais, de escrita, recorte, colagem, alémde desenvolver sua sintonia em relação às descobertas proporcionadas pelos dispositivos tecnológicos, comeficiência. Um novo cenário que precisará de umolhar mais atento dos gestores da instituição e é uma grande oportunida- de para o professor. As aulas remotas, ministradas a distância, não refle- temo propósito completo de planos de ensino comuso intensivo de dispositivos que permitamo dinamismo no ensino. É preciso reforçar a necessidade de desconstruir o pensamento de que somente assistir as aulas empla- taformas digitais, por exemplo, é uma inovação tecnoló- gica e transforma a aprendizagempor si só. Não foi difícil para as escolas encontraremplatafor- mas emque os professores e alunos estivessem reuni- dos para a aula do dia. Isso sempre foi possível graças ao Skype, por exemplo. O objetivo não é apenas situar os estudantes em frente ao computador, celular ou tablet , mas modificar o objetivo desse encontro e o que ele pode agregar ao processo de aprendizagem. Tecnologia com objetivo educacional As expectativas na adoção de ummodelo de ensi- no que privilegia a interação com ambientes digitais devem se basear em projetos direcionados, com ob- jetivos definidos. Compreender o uso adequado dos dispositivos, traçar planos de como alcançar os resul- tados almejados e, principalmente, considerar meto- dologias que contemplem os universos on e off-line são algumas das lacunas que devem ser preenchidas. Estar on-line apenas para seguir uma tendência no mundo acadêmico é umbomcomeço, mas não para por aí. É preciso se aprimorar e digitalizar compropósi- to. Os líderes educacionais compreendemque o estu- dante de 2021 está nomundo virtual, conhece tecno- logias, sabe utilizá-las no cotidiano, mas a dúvida está emcomo, de fato, trazer a educação para essemeio como seu aproveitamento completo e com significado. Para as lideranças fica o dever de aprimorar o senso investigativo do aluno por meio de mudanças no padrão de ensino que contemplem a interação dos estudantes com o mundo real e as possibilidades que a digitalização dos processos educacionais traz para o ambiente acadêmico. Vale ressaltar que essa decisão deve ser consciente, sem utopias ou idealizações que fogem da realidade. *Guilherme Camargo é CEO da Sejunta, startup na área educacional que oferece projetos de integração digital às instituições de ensino por meio de tecnologias Apple, e impacta mais de 400 mil alunos diariamente. Foto: Divulgação.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=