REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 136

Revista Appai Educar 33 Metodologias ativas e disruptivas: a cara do século XXI A utilização de metodologias ativas contempo- râneas é uma prioridade na gestão do século XXI. A proposta atual é que os estudantes sejam os prota- gonistas de seu processo de aprendizagem, nortea- dos pelo educador. Só isso já mostra a necessidade de uma nova roupagem a que a gestão escolar preci- sa se adaptar para cumprir esses objetivos. Antigamente, a gestão escolar era entendida como administração. Em 1988, ano da instalação da Constituição Federal, a denominação passou a ser utilizada porque houve a democratização da educa- ção, que se tornou fundamental para a rede pública. Assim, ela deixava de ser administrativa e passava a exercer o princípio da gestão. Ou seja, a escola era regida de forma adminis- trativa, como se fosse um estabelecimento comer- cial, onde os alunos eram clientes e entravam para aprender determinados assuntos, sem preocupa- ções com a parte psicopedagógica. Com o novo modelo democrático de ensino, a escola ganhou diversas obrigatoriedades, como: • Proposta pedagógica definindo os rumos que uma determinada comunidade busca. • Autonomia em escolher seus investimentos edu- cacionais desde que respeitasse a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). • A gestão dos profissionais envolvidos na unidade escolar, bem como a capacitação dos professores. O avanço tecnológico não só está presente em nos- so cotidiano, como também faz parte do futuro do mercado de trabalho, por isso preparar os alunos para a vida profissional é uma das viradas de chave do Novo Ensino Médio. Isso faz com que a gestão escolar tenha que ser repensada de uma forma mais sensível e aprimorada, pois agora: • O aluno é o protagonista e o professor é o media- dor da aprendizagem. • Os estudantes dos anos finais precisam do apoio do professor e da estrutura da escola para serem orientados a um plano de carreira. • Os profissionais da educação deverão planejar e realizar as aulas de maneira integrada entre as dife- rentes áreas de conhecimento/disciplinas. • Aplicação da educação maker , conceito que foca na aprendizagem por meio de atividades e solu- ções práticas. A gestão escolar tem papel fundamental para melhorar os resultados de uma instituição de ensi- no. Nesse cenário, uma condução democrática dá voz aos colaboradores e aos alunos para que, juntos, construam a melhor educação possível. Isso tira cer- to peso das costas do diretor, que conta com o apoio de outros profissionais nas tomadas de decisões e para cuidar dos recursos físicos da escola. Vale ressaltar, por fim, que todas essas oportu- nidades devem ser direcionadas para os estudan- tes, pois eles são os protagonistas do processo de ensino-aprendizagem contemporâneo. O resultado é uma educação de qualidade, commelhor rendi- mento de todos. Esperamos que, ao finalizar a leitura desta ma- téria, você possa ter compreendido a essência e o valor da gestão escolar. Antônia Lúcia, Jéssica Almeida e Richard Günter Referência Bibliográfica: CAMAS, N. MANDAJI; M. MENGALLI; N. RIBEIRO. Professor e cultura di- gital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Revista Reflexão e Ação. v. 21, n. 2, 2013. B2. *Débora Dias Gomes é Mestre em Educação e em Gestão, Pedagoga, Consultora, Palestrante e autora de diversas obras. Atualmente, tam- bém é professora em cursos de pós-graduação. Contato: deboradias.ddg@gmail.com. Fotos: Banco de imagens gratuitas do Freepik.

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