REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 136

30 Revista Appai Educar A voz da família na gestão escolar Ao ser indagada sobre a voz da comunidade escolar na gestão participativa Débora Dias salien- tou que, na sua opinião, o que falta para que todos usem esse espaço em favor de uma educação cada vez mais qualitativa é a liderança. Segundo ela, o primeiro pilar é liderança. “A gestão de qualidade depende de uma condução que mobilize essa parti- cipação, que abra as portas para que a voz de todos os atores ecoe, aconteça. A gente ainda encontra instituições educacionais, tanto públicas quanto privadas, em que os profissionais de apoio são in- visíveis, parecendo que a escola só funciona com professores. Na verdade, depende da mobilização articulada de todos os atores no sentido de haver uma agenda de construção e discussão coletiva, de informações, de conceitos, de questões e problemá- ticas acerca do cotidiano. Para a pedagoga, a construção dessa edificação qualitativa necessita de pessoas que compreendam o que é gestão participativa e busquem ferramen- tas tecnológicas ou não que ajudem a trazer essa cooperação das famílias, dos alunos, dos profissio- nais do administrativo, profissionais de apoio, dos docentes, dos gestores, coordenadores para dentro da instituição. “Então, sim, é gestão participativa, uma vez que construção coletiva e competência a gente só estabelece por meio de aprendizagem. Sendo assim, a escola precisa ser capacitada, insti- tucionalmente, para realizar a gestão participativa, articular para liderar, com as pessoas e sua parti- cipação, o que não é um fenômeno fácil, mas alta- mente desejável”, conclui Debora Dias. Frutos da boa gestão escolar pelo Brasil • COLÉGIO ESTADUAL ERICHWALTER HEINE – RIO DE JANEIRO Doze anos depois de sua primeira aula, realiza- da em 2011, o Colégio Estadual Erich Walter Heine, situado em Santa Cruz, na Zona Oeste no Rio de Janeiro, continua rendendo bons frutos. Além de possuir a segunda melhor média de aproveitamento escolar do Estado, a escola se tornou oficialmente a primeira instituição de ensino totalmente sustentá- vel da América Latina, ao receber a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pela organização internacional Green Building Council.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=