REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 136

Revista Appai Educar 29 Não obstante, alguns autores já conseguiram detectar outras dificuldades ligadas a essa ques- tão. Segundo Camas et al (2013:186), um dos pro- blemas “está em formar os futuros professores e os já atuantes na educação a entenderem e fazerem uso significativo das potencialidades tecnológicas na realização de suas aulas”. Para Débora Dias essa dificuldade na usabilidade de novas tecnologias no setor educacional é real. “Mas também é verdade que, com o advento da pandemia, todos tiveram que parar para pensar sobre isso. Então, quem estava procrastinando o desen- volvimento dessa competência tecnológica teve que aprender no peito e na raça. E agora eu vejo como uma tendência cada vez mais termos o ensino on-line como uma forma efetiva de criar ambientes de aprendizagem”, observa a pedagoga. O exercício dos pais na gestão escolar É sabido por toda a sociedade a importância do estreitamento dos pais com a escola, sobretudo na eficácia do desenvolvimento pedagógico do aluno. Porém, muitos são os elementos que criam uma barreira invisível, mais real, entre a participação efe- tiva da família no convívio da escola. São dessemelhantes as participações dos grupos familiares por razões que vão desde desconhecer a importância da educação na vida do cidadão até a necessidade de chefes de famílias, muitas vezes mães solteiras, de manter o sustento de suas crian- ças através de seus trabalhos. Faltando, assim, tempo para ummaior envolvimento na vivência escolar de seus filhos. “Eu ainda vejo um distanciamento muito grande na participação das famílias por elas também não estarem preparadas e não terem sido capacitadas para atuar e incentivar os seus filhos com relação a metodologias ativas e aulas on-line . Todos os relatos e depoimentos que a gente ouve das famílias foi de muito sofrimento. Hoje a gente presencia muitos familiares dizendo que passaram a valorizar o traba- lho docente depois que tiveram que ‘ser’ professo- res. Então, esse viés da educação a distância do am- biente virtual de aprendizagem, das metodologias ativas e dos projetos que estão aí surgindo como inovações são muito bem- -vindos”, ressalta Dias. Mas a quem cabe buscar meios para que haja ummaior envolvimento entre a escola e as famílias? Compete à primeira, de acordo com alguns autores e especialistas, essa iniciativa, so- bretudo através do uso de meto- dologias ativas, entre as quais os projetos, por requererem quase sempre em seu processo de de- senvolvimento uma proximidade maior com as vivências cotidia- nas dos estudantes. “Quando a gente contrapõe com a realidade das famílias temos muito, muito, muito ainda que caminhar capa- citando-as, trazendo-as para esse compromisso. E no final todo mundo cresce”, evidencia.

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