REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 136

28 Revista Appai Educar Gestão na sala de aula Mas quem é o professor gestor? Podemos con- cluir que é todo aquele que, na dimensão da ges- tão da sala, planeja, se capacita, executa, escuta, vivencia o dia a dia de suas turmas, supera a dis- tância entre alunos, gera registros, organiza suas informações e compartilha suas aulas e saberes. Esse, segundo a pedagoga Débora, é um professor gestor. “Ele vai ser cada vez mais o mediador efeti- vo entre a teoria e a prática, entre os conceitos pe- dagógicos, tecnológicos e o contexto da realidade do aluno. Ele vai ser capaz de realmente trabalhar o que nós chamamos de a didática de projetos, em que o professor entende que os conteúdos frag- mentados não garantem aprendizagem significa- tiva. Então eu penso muito quando falo que o pro- fessor gestor é aquele que garante aprendizagem significativa aos seus alunos, planejando aulas e projetos inovadores e para isso ele precisa estudar e trabalhar, pois são os dois lados de uma mesma moeda”, explica. A atuação docente e a cultura digital dos educandos Nessa vertente, esbarramos também na busca pelas resolu- ções de grandes desafios. Um deles é o revés digital dos do- centes em sua usabilidade junto aos educandos. Já houve tempo em que essa lacuna mais parecia um abismo de tão profundo. En- tretanto, hoje a docência digital tem caminhando a passos lon- gos buscando acompanhar de perto o saber nativo dos alunos frente à proximidade com a cul- tura digital. Nos dias atuais, muitos pro- fessores ainda colidem com as dificuldades do mover tecnoló- gico, que vão desde o manuseio de aplicativos e softwares à constante necessidade de reter a atenção dos alunos, pois eles tendem a ficar cada vez mais dispersos frente à multiplicidade de informações ofertadas pelos aparelhos de tecnologia móvel numa velocidade, quase sempre, imensurável.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=