REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 136

Revista Appai Educar 27 Escola on-line em tempos de reaprender A especialista em gestão escolar há mais de 30 anos, Débora Dias Gomes*, afirma que, nesses últi- mos dois anos, a questão da condução pedagógica alinhada à tecnologia se configurou em cima de uma dificuldade, segundo a qual a comunidade educacional não estava preparada para uma escola on-line . “Num primeiro momento, tivemos um sus- to. Visto que a maioria das instituições não estava preparada. No máximo cuidavam de projeção de vídeos da parte pedagógica, algumas questões da informática, mas de uma hora para outra precisou se tornar uma escola conectada”, lembra. O segundo momento, segundo a especialista, foi o de reação. Onde as instituições puderam se rein- ventar, vivenciando muitas experiências bem-suce- didas e malsucedidas. “Na terceira e atual fase que estamos vivendo, a escola está se reorganizando. Ela precisou criar um padrão tecnológico, tanto na gestão, como na fase pedagógica. Precisamos usar a tecnologia educacional a nosso favor e utilizar o ambiente virtual, as plataformas on-line , as redes sociais e os aparelhos tecnológicos, como forma de ensinar, administrar e gerenciar”, explica Débora. Melhorando a qualidade do ensino De acordo com a pedagoga, pode parecer redundante, mas é interessante que se entenda que tudo que se faz numa esco- la é para melhorar a qualidade do ensino. Mas ainda é muito comum direcionamos o olhar de crescimento qualitativo da aprendizagem, apenas quando falamos do desempenho didá- tico. “O processo pedagógico é atividade fim de uma organização educacional. Então, todas as prá- ticas são fundamentais para se criar um padrão de excelência na gestão, de forma que o resultado desse cotidiano garanta o aperfei- çoamento e a melhoria na sala de aula”, assegura Débora. Quando o assunto são os resultados de boas práticas de gestão escolar originando a excelência no ensino, Débora esclarece que, como diria Paulo Freire, a educação não muda tudo, mas nada acontece, nada muda, sem ser por meio de um processo educacional. “Então que a gente possa garantir gesto- res que realmente entendam do assunto, que compreendam que gestão, administração e organi- zação podem ser até considera- das sinônimos e assim utilizar as ferramentas propícias em todos os focos, em todos os pilares, por ser realmente o caminho para termos qualidade no ensi- no”, afiança

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=