REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 136
22 Revista Appai Educar Q uando falamos em gestão, logo nos vem à mente a figura do diretor como aquele ou aquela que gere todo o modelo de negócio escolar. Todavia, quando nos aprofundamos um pouco mais no tema, percebemos que não estamos tratando somente de um instrumental administrativo utili- zado pela equipe pedagógica, a fim de gerir a ins- tituição com qualidade, mas sim de ummecanis- mo em que alunos, docentes, equipe pedagógica, diretores e pais reconhecem seu protagonismo na formação de cidadãos conscientes de seus di- reitos e deveres. Em suas muitas personificações de gestão, a participativa, colaborativa ou democrática, como muitos preferem chamar, permite que tanto o professor quanto o aluno façam a monitoria desse processo, dentro e fora da sala de aula, de forma horizontal, ou seja, não existe a figura da “mão de ferro”, concentradora das tomadas de decisão. Pelo contrário, há uma descentralização do poder, uma democratização, um compartilhamento em que to- dos têm voz e lugar de direito acerca dos assuntos ligados aos conceitos pedagógicos, tecnológicos e à realidade. No Brasil, o norteador da ges- tão pedagógica é a Base Nacio- nal Comum Curricular (BNCC), que orienta os professores a aplicarem uma metodologia eficaz com o intuito de ajudar os estudantes a desenvolverem no- vas competências e habilidades, o que traz mais desafios para os gestores escolares na adaptação de seus currículos.
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