REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 135

Revista Appai Educar 46 É preciso viven - ciar! Para o professor Eduar- do Madeiro, são mais dúvidas e inquietações do que opiniões formadas. O educador de Artes Visuais e História, que leciona em três instituições em Nova Igua- çu, explica que o eixo tecnológico pareceumuito interessante, prin- cipalmente no que diz respeito à aproximação dos jovens com o mercado de trabalho. “Entre- tanto, será que a não obrigato- riedade de disponibilizar todos os eixos na mesma escola será realmente benéfica? Como fica- rão aqueles cujas famílias não têm uma renda que permita gastos adicionais? Como será a oferta de disciplinas nas escolas públicas?”, questiona. Ele ressalta ainda que as respostas de seus alunos em rela- ção à temática trazem um pouco de suas visões. No geral, eles estão depositando esperanças num me- lhor direcionamento sobre suas escolhas educacionais e futuros profissionais. “Porém, pensar em educação é considerar o coletivo, o social, de uma forma mais plu- ral. Toda e qualquer mudança traz desafios, inquietações, resistên- cias e necessidades de reajustes nas formas de ver, de entender e de concretizar a renovação. Nesse primeiro momento, prefiro obser- var e refletir para ter argumentos mais sólidos gerados na prática docente”, finaliza Madeiro. Assista o vídeo sobre o Novo Ensino Médio E você, professor, qual a sua opinião? Como falamos no início da matéria, qualquer novidade gera muitas opiniões e inquietações. Por isso, assim que a metodologia começar a ser imple- mentada, a Revista Appai Educar vai gostar de ouvir a sua opinião, professor, contando suas vivências e aprendizagens com o Novo Ensino Médio. Combina- do? Para isso, envie o seu relato para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Até lá! ■ Por Antônia Lúcia, Jéssica Almeida e Richard Günter Fontes: MEC | Inep | Seeduc

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=