REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 135
39 Revista Appai Educar Como será a formação de professores? Para atuar na educação básica, conforme disposto na LDB, a formação será realizada em nível superior, em curso de licenciatura plena, admitida, como formação mínima para o exercício do magisté- rio na Educação Infantil e nos cinco primeiros anos do Ensino Funda- mental, a qualificação em nível médio, na modalidade normal (LDB, Art. 62). Os profissionais graduados que tenham feito complementa- ção pedagógica também podem atuar na educação básica, conforme disposto pelo Conselho Nacional de Educação (Art. 61, V). O que muda na rotina das escolas? A educação maker , conceito que foca na aprendizagem por meio de atividades e soluções práticas (o famoso “mão na massa”), aliada à inovação, à criatividade, à sustentabilidade e à autonomia, deverá ganhar ainda mais força, tendo em vista que a matriz de re- ferência curricular poderá ser organizada por disciplina ou por área de conhecimento, possibilitando oferta de itinerários. Com isso, como já citamos, a carga horária de ensino também sofrerá alteração e, de maneira progressiva, todas as escolas de Ensino Médio passarão a ter ensino integral. Uma pergunta feita constantemente durante a transição desse modelo: por que reestruturar o Ensino Médio? A proposta do Novo Ensino Médio surgiu após a percepção de uma estagnaçãodos índices de de- sempenho dos estudantes brasi- leiros. Além disso, entre as etapas da educação básica, essa é a que tem as maiores taxas de abando- no, reprovação e distorção idade- -série (atraso escolar de dois anos oumais). Foram muitas as justifi- cativas para reformular a última etapa da educação básica: um ensino de baixa qualidade, gene- ralista, com número excessivo de disciplinas, alto índice de evasão e de reprovação e distante das necessidades dos estudantes e dos problemas do mundo con- temporâneo.
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