REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 135

Revista Appai Educar 38 O Novo Ensino Médio almeja contribuir ainda com o desenvolvi- mento do projeto de vida e carreira dos alunos Outro possível benefício da nova metodologia é o de proporcionar menos aulas expositivas e focar mais em projetos, oficinas, cursos e atividades práticas e significativas. Uma pesquisa feita e  publicada pela CNI  aponta que nove, em cada dez alunos participantes do projeto piloto, estão satisfeitos com a experiência. Na percep- ção desses estudantes, a experiência do Novo Ensino Médio é positiva em todos os aspectos analisados. O que muda para os professores no Novo Ensino Médio? Para os docentes, a mudança mais sig- nificativa que o novo modelo traz é a abertura do leque de possibilidades em relação à con- tratação, com a inclusão dos profissionais de notório saber para o itinerário de formação profissional e técnica. Haverá mudanças tam- bém para os educadores, que deverão plane- jar e realizar as aulas de maneira integrada entre as diferentes áreas de conhecimento e disciplinas. Para o itinerário de Formação Profissio- nal e Técnica, é permitida a atuação de profis- sionais com notório saber, reconhecidos pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos relacionados a sua experiência pro- fissional. Um engenheiro, por exemplo, poderá dar aula no Curso Técnico de Edificações. Também haverá maior flexibilidade no currículo, conteúdo integrado em áreas do conhecimento e a oferta de itinerários formativos, que deverão permitir ao estu- dante se aprofundar nos campos com os quais mais se identifica.

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