REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 135
Revista Appai Educar 20 As frações sempre fazem seus alunos tropeçarem. De acordo com a entrevista, as coisas começam a ficar complicadas quando se fala de tamanhos de diferentes “intei- ros” ou quando se muda o assunto de frações de um todo para frações de um conjunto. “A única maneira de combater o caos é proporcionar aos alunos um monte de oportunida- des para experimentar frações com objetos tangíveis. Mosaicos são um jeito conhecido de fazer isso, mas eu gosto mais de usar Lego (as peças de mosaicos só podem ser divididas em sextos quando se utiliza o hexá- gono). O Lego oferece muito mais possibilidades”, enaltece Alycia. Ao aplicar atividade com Lego, a docente raramente entre- ga aos estudantes todas as peças. Antes disso, escolhe as que serão necessárias para completar o exer- Alycia Zimmerman-Scholastic cício e as coloca em um saco plástico tipo ziploc , com fecho hermético. “Também me certifico que os alunos entenderam como devem devolver seu saquinho de peças. Ele precisa estar selado e os blocos separados, a não ser que recebam um conjunto de torres. Eu frequentemente uso exercícios com Lego como atividade principal, e todos se mos- tram bem independentes quando recebem saquinhos etiquetados com peças específi- cas”, explica.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=