REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 135

19 Revista Appai Educar Para crianças, compor e decompor núme- ros é componente chave para construir o senso numérico necessário para operações aritméti- cas. Alunos começam com números baixos que servem como ponto de referência, como o cinco (dedos de uma mão) ou o seis (faces do dado) e avançam em direção ao dez. As peças de Lego são incrí- veis para exploração de “parte- -parte-todo”. Assim como acon- tece com dominós ou dados, as peças contêm partes marcadas para estudantes contarem. Os pinos são na maioria das vezes agrupados em dois, o que facilita a contagem dupla ao invés da in- dividual. Com prática, os alunos vão reconhecer os arranjos, e não precisarão nemcontá-los. “Os es- tudantes podem agrupar combi- nações de duas ou mais peças de Lego e buscar o número total de pinos, ou podem começar com pedaço maior, cobri-lo com uma outra menor e tentar descobrir a quantidade de pinos que conti- nuam visíveis”, ratifica Alycia. De acordo com o relato no site Scholastic.com, Alycia passa horas e horas desenhando con- juntos, pensando como pular con- tas com conjuntos, que são cons- truídos e desconstruídos a partir de uma miríade de coisas (pas- sas, moedas, grãos de arroz etc.). “Internalizar por que e como os conjuntos funcionam é a base para a construção do raciocínio de multiplicação”, conta ela. “Ter uma coleção de peças de Lego em mãos durante as aulas de mul- tiplicação é muito útil. Eu pego algumas para reforçar o concei- to de área, para demonstrar ex- ponenciação e para lembrar aos meus alunos o papel comutativo da multiplicação, afirma”. Alycia Zimmerman-Scholastic

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=