REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 133
Revista Appai Educar 8 Rabiscos da evolução humana Ferreira, em Ceilândia, no Distri- to Federal. Biólogo e também pe- dagogo, ele acredita que realizar desenhos durante as aulas facili- ta o aprendizado dos estudantes. Ele começou a usar os desenhos depois de fazer várias análises sobre o que era empre- gado em sala de aula. “Percebi que, ao usar somente esse ma- terial, faltava a didática prática. Penso que o livro é somente um acessório; ele serve para comple- mentar e não ser o principal me- canismo de ensino”, defende. Além de desenhar, Philip aplica a metodologia interdisci- plinar para tornar as aulas mais atrativas. “Tento sempre ‘fazer um link ’ com outras áreas além daquela que é a da minha forma- ção. Às vezes, até combino com professores de outras discipli- nas para que eles façam alusão aos meus desenhos e, por con- sequência, à matéria que passei antes”, explica. O professor esboça um desenho na lousa. Quando a ilustração fica pronta, os olhos atentos dos alunos conseguem compreender que a tal plan- ta que tem flores e frutos é nada mais do que um exemplo de angiosperma. A cena retratada é uma amostra da prática nas aulas do professor Philip Por Richard Günter Fontes: Tribuna de Jundiaí | Diário de Biologia | Brasil Escola
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=