REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 133
Revista Appai Educar 6 E pensar que em pouco mais de uma década atrás as lousas eram repletas de conteúdo escrito, e os alunos precisavam copiar linha a linha, antes do professor apagar para continuar a disciplina! Hoje não passam de um suporte para a aprendizagem em que se pode acompanhar um texto diretamente no celular, tablet ou computador. Emuma era emque as imagens fazem presença quase que obrigatória na hora de lecionar, alguns professores ainda conseguem fidelizar a atenção do aluno na lousa. Acredita? Eles existem e utilizam de forma muita criativa as ilustrações autorais feitas diretamente no quadro. A pior parte, certamente, é apagar a obra de arte que realizaram. Mas nada que uma fotografia não possa guardar, eternizando essa bela e artística forma de transmitir o conhecimento. Criatividade no sistema nervoso A professora de biologia Monique Oliveira tem chamado aten- ção para o seu carinho e dedicação em suas aulas na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Usando canetas específicas de diferentes cores para a lousa, ela coloca a arte em nome do ensino e nos conta que precisa chegar alguns minutos antes para organizar os desenhos, mas quando não é possível ela o faz durante as aulas e garante que a turma fica vidrada só observando ela produzir as artes. Quando perguntada sobre o porquê de ter esse cuidado em suas aulas, ela diz: “Eu acho muito chato encher o quadro de textos. Queria algo mais atrativo e prazeroso. Os alunos se divertem tentan- do copiar meus desenhos no caderno e aprendem ao mesmo tempo. Quando faço as ilustrações eles prestammais atenção e tudo fica mais interessante!”, conta.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=