REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 133

Revista Appai Educar 36 Pode-se dizer que a utilização de recursos lúdi- cos é fundamental para o aprendizado dos alunos e costuma trazer melhora significativa em seu desen- volvimento. Conhecendo a importância de um tra- balho diversificado em sala de aula, no qual brinca- deiras possam ser disponibilizadas aos estudantes, elaboramos esse Jogo de Tabuleiro Educacional. E escolhemos uma das disciplinas do conhecimento humano mais antigas de que se tem notícia. Ela pode ser entendida como a ciência que estu- da as ações dos homens e mulheres no tempo e no espaço. De acordo com essa definição, o objeto prin- cipal de estudo da História são os seres humanos, bem como as mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são estu- dadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização social, as criações, suas instituições, seus ideais, as culturas e até seus sentimentos. Vamos às regras do jogo? 1) Inicialmente os jogadores devem decidir quem será o primeiro, o que pode ser feito da maneira livre, ou seja, segundo for adotado por eles. O es- colhido deve jogar o dado para descobrir quantas casas avançará no jogo. 2) Algumas das casas do tabuleiro possuem o item “Responda”. Caindo nesse lugar, uma carta é retira- da do baralho pelo jogador a sua direita. Com uma pergunta a ser lida em voz alta o jogador deve res- ponder a questão. 3) A resposta correta estará abaixo da carta. Caso o aluno acerte, avança uma casa; caso erre, volta uma. 4) Algumas casas do tabuleiro oferecem a possi- bilidade de leitura para os alunos, em cartões com tópicos relacionados ao assunto, o que proporcio- nará o aprendizado do tema. Ganha o jogo aquele que chegar primeiro ao final.

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