REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 133
Revista Appai Educar 32 Como a família e a escola podem ajudar nesse retorno? Sara Zarucki explica que a palavra-chave nesse processo de integração entre a família e a escola é o diálogo. Para ela, os familiares precisam entender a escola como uma parceira no desenvolvimento dos filhos e não como a única agente responsável pela educação. Por isso, esse retorno precisa dar ao educando uma segurança não somente do ponto de vista da saúde, mas também do social e emocional. Muitos alunos tiveram déficit de aprendizagem durante a pandemia. Sem contar os que também perderam seus familiares e/ou amigos. Nesses ca- sos, a especialista ressalta que o professor é figura muito importante no processo, mas não pode ser o único. “Ter toda a estrutura escolar como supor- te é essencial nesse retorno. Mas, do ponto de vista prático, é importante falarmos sobre o luto, sobre a morte e so- bre a própria vida. Não podemos tratar esses temas como tabus na sala de aula. Quanto aos alunos que não participaram das aulas, entendo que muitas das vezes a culpa não é deles, e por isso o professor não deve ficar insistin- do no que o educando perdeu ou deixou de aprender do ponto de vista curricular, mas sim trazer as contribuições de aprendizagem desse estudante para a sala de aula”, pontua.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=