REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 133
29 Revista Appai Educar Prioridade: agora é a hora de reverter o alto índice de abandono às salas de aula Em 2020, trouxemos uma matéria na Revista Appai Educar que abordava as incertezas relaciona- das à educação, isolamento social, ensino remoto e as dificuldades encontradas nessa mudança brus- ca do cotidiano estudantil. Para isso, conversamos com professores, alunos, pais e especialistas que opinaram sobre o assunto e trouxeram suas expe- riências e perspectivas sobre o futuro. Um desses entrevistados foi Eduardo Madeiro, professor de Artes Visuais e História, que leciona em três instituições em Nova Iguaçu. Ao ser questiona- do sobre o futuro da educação em 2021, ele afirmou que seria um ano de grandes transformações e mu- danças com a educação híbrida. “Estaremos cada vez mais nos reinventando, buscando nos atualizar nas novas ferramentas tecnológicas. Ficou claro que tivemos um salto na educação, e o propósito de ser inovador/criativo foi uma das habilidades mais trabalhadas entre nós, os professores, em 2020. Creio que os pais/familiares conseguiram sentir na pele o nosso dia a dia, que foi bastante desafiador e desgastante”. Sobre o retorno das aulas pre- senciais em 2021, ele conta que alguns aspectos foram visíveis de forma geral nas três instituições em que leciona. “A retomada das aulas em escolas privadas já ha- via ocorrido no início do ano, aqui no município de Nova Iguaçu. Esse retorno foi novamente bem desafiador, pois em 2020 tivemos que nos adaptar ao ensino 100% on-line e agora com a educação híbrida. Esse retorno foi pautado de muito receio perante toda a equipe na adequação dessa nova forma de ensinar”, afirma. O educador levanta ainda al- gumas questões relacionadas a esse retorno. Como, por exem- plo, o modo com que esse aluno que estava em casa há mais de um ano, sem a rotina educacio- nal, iria se comportar perante es- ses novos processos e como ava- liar a nova forma de se enxergar seu rendimento escolar? Outro ponto que ele destacou foram os desafios dos educadores em se manter estável com a saúde físi- ca e mental.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=