REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 133

23 Revista Appai Educar A pandemia talvez tenha sido um dos maiores para- lisantes da educação escolar no mundo. Todavia, também coube a ela a maior transformação na ade- quação e busca pelo uso da metodologia com re- cursos tecnológicos, seja no ensino on-line , remoto ou na forma híbrida, uma vez que, até então, a efe- tivação tecnológica não fazia parte da realidade de todos os alunos, pais e professores. Se, por um lado, o retorno às au- las presenciais nos estados brasileiros, a partir do segundo semestre desse ano, resolveu a questão da dificuldade de acesso à internet para muitos alunos, por outro, descobriu-se uma gigantesca lacuna aberta no processo de política educacional em todo o país. De acordo com o levantamento feito pela ONG Todos pela Educação, com respaldo nos dados do IBGE, na rede municipal e estadual de ensino do Rio de Janeiro, a soma ultrapassa 600 mil alunos que deixaram as salas de aula em 2020 em situação de infrequência, abandono ou evasão escolar pelas mais diversas motivações, que vão desde falta de conexão ou interesse pelos conteúdos escolares até a ausência de sinergia com a metodologia remota, desigualdade e a necessidade imediata de geração de renda para apoiar a família, entre outros. Um outro dado preocupante levantado pela Unesco mostra que, durante dois terços do ano le- tivo de 2020, as escolas brasileiras estiveram inope- rantes no segmento aula presencial, o que aumenta a responsabilidade das autoridades em resgatar os alunos. Diante desse quadro alarmante, os órgãos responsáveis pela educação dos estudantes e ou- tros que apoiam a educação têm feito um esforço coletivo para ativar o retorno desses alunos às salas de aula.

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