REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 133
Revista Appai Educar 20 No Piauí, professora apresentou proposta que hoje está espelhada em diversos estados do país O pequeno Webert tinha apenas 7 anos quando começou a estudar na EscolaMunicipal H. Dobal, na cidade de Teresina, no Piauí. Seu histórico escolar quando chegou ao colégio não era dos melhores. O aluno, que é surdo, era apontado como “desinteressado” por seus professores, que afirmavam já ter feito incontáveis esforços, em vão, para tentar ensinar ao menino por meio de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Eis que Josy Silva, sua professora no novo colégio, teve uma gran- de sacada: suspeitando que o menino rejeitava aprender por meio de Libras porque a atividade só reforçava o quanto ele era diferente do restante de seus colegas, ela decidiu implementar o ensino da língua para toda a turma. E o resultado não poderia ter sido melhor! Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental adoraram o desafio e se dedicaram tanto à matéria que, ao final do ano letivo, ganharam “Certificado de Proficiência em Libras – Nível 1”. Webert, por sua vez, começou a se interessar pelas atividades da escola, melhorou seu de- sempenho e passou a se relacionar com o restante dos colegas. Mais do que uma nova língua, para a professora Josy, todos apren- deram sobretudo sobre empatia e a importância de respeitar as dife- renças. Uma lição que, com certeza, vão levar para a vida! Para garantir a inclusão plena de deficientes auditivos no Brasil, tramita no Senado Federal um projeto de lei que propõe que o ensino de Libras se torne obrigatório nas escolas de todo o país. A história de Webert é mais uma prova da relevância de iniciativas como essa! Cidade de Canoas é pioneira no RS Canoas é a única cidade do Rio Grande do Sul que possui um currí- culo específico para a Língua Brasileira de Sinais. Elaboradas ao longo de 2017, as competências e habilidades estão descritas no Referencial Curricular, documento aprovado no final de 2018 pelo Conselho Mu- nicipal de Educação. O município, inclusive, foi um dos primeiros do estado a finalizar o documento, que serve de referência para os pro- fessores da rede pública. A implementação da nova base está em vigor desde 2020. Falta pouco para Libras se tornar obrigatória no en- sino básico para todos os alunos do Brasil Tramitação do Projeto de Lei nº 5.961/2019 segue em aná- lise pelo Senado Federal. O texto inclui conteúdos relativos a Li- bras nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio. O objetivo é contribuir para que as pessoas surdas vivenciem processos de inclusão plena, e para que alunos ouvintes compreendam a multiplicidade das formas de se comunicar. A ementa completa pode ser conferida através do site do sena- do e a tramitação na Câmara ser acompanhada em tempo real. Acesse: PL 5.961/2019 (PL 5961/2019 - Senado Federal) ■ Por Richard Günter Fonte: Seduc Piauí
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