REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 132
40 Revista Appai Educar Em pouco tempo, a aridez da es- cola foi substituída pelo verde que passou a compor, harmo- niosamente, os mais diferentes espaços, desde o beiral e grades de janelas, passando pelo pátio interno até a sala dos professores. “O corredor de acesso à escola ganhou muitos vasos de plantas ornamentais que tinham a rega garantida por causa do reaprovei- tamento da água dos aparelhos de ar-condicionado da escola mu- nicipal vizinha, Mário da Veiga Ca- bral”, sinaliza a professora. A transformação estética do ambiente escolar contagiou responsáveis e visitantes que fre- quentavam a escola, alunos e pro- fessores, funcionários e também a equipe gestora, quepropôs a inser- çãodo grafite, através doprofessor Heriton Bacury, diretor adjunto, como expressão artística e plural nas práticas pedagógicas. Emopo- sição às pichações, que poluem os muros dos bairros cariocas, a esco- la incentivou essa típica artede rua e, com muito spray e criatividade, as paredes abrigaram também as intervenções urbanas. “Inserir o grafite como forma de manifes- tação artística, beleza e arte nos espaços da escola é também um caminhopossível para abrir umdiá- logomais próximo comos alunos e alunas que se identificamcomesta linguagem”, garante a professora Jenny. Todo esse resultado po- sitivo foi sentido também pelos pais dos alunos. “Eu acho que, quando você coloca essas coisas [plantas] na escola, as crianças O verde invadiu a escola Jardim Vertical e a floresta de grafite
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