REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 132

Revista Appai Educar 37 de umespaço verde”. Alémda promoção de umame- lhoria sustentável no espaço físico e no dia a dia dos usuários, outras áreas precisavam re-aprender a ter uma gestão consciente e sustentável de seus recur- sos, como água, energia elétrica, mobiliário escolar, material didático e alimentos da merenda, favore- cendo o desenvolvimento de atitudes positivas em relação à escola, às famílias e à sociedade em geral. Saindo da horizontalidade Mas como todo projeto, depois de ideali- zado, o passo seguinte foi dar início junto à comu- nidade escolar. Um dos desafios a serem vencidos, recorda a regente da sala de leitura, foi trabalhar com muitas paredes sem área de cultivo em solo e poucos recursos. “Então a alternativa encontrada foi a instalação de um jardim/horta vertical complantas ornamentais, ervas medicinais e de temperos, em uma das paredes do pátio”, explica Jenny, fazendo questão de destacar as primeiras mudas trazidas pelos alunos, como a babosa, o boldo, suculentas e cactos, além de folhagens ornamentais. Por ser tratar de uma ação coletiva, desde o início ficou clara a importância da participação de toda a comunidade escolar, alunos, professores, pais e funcionários, como agentes de transforma- ção na construção do jardim e horta verticais na E. M. Francisco Cabrita. Participação garantida, agora era a vez de angariar os materiais necessários para o empreendimento, como pallets , tintas e pneus de caminhonete, todos doados por novos e antigos parceiros da escola. Dessa maneira, o ano letivo de 2018 seguiu com o plantio das primeiras mudas doadas pela comunidade escolar. Reciclando esperança A professora explica que cada material já ti- nha um destino certo, uma vez que um dos pilares educativos da escola está no reaproveitamento de materiais, a fim de dar-lhes um novo significado, ga- rante Iglesias, acrescentando que é proposta peda- gógica da Municipal Francisco Cabrita pensar o con- ceito de sustentabilidade como tema transversal e interdisciplinar, presente nas atividades curriculares.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=