REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 132

32 Revista Appai Educar Foi quando nasceu o projeto visando eliminar o bullying ! A pro- fessora conta que o primeiro pas- so foi envolver a família nas ativi- dades de forma afetuosa, criando um ambiente de carinho, respeito e afeto. “Em uma reunião com os responsáveis apresentei uma ta- refa que realizei comos alunos, na qual eles escreveram por meio de um bilhete o que mais gostavam em seus responsáveis. Cada um leu o que seus filhos mais admi- ravam nele e nessa reunião sugeri que fizessem o mesmo. A partir desses bilhetinhos afetuosos tra- balhei tanto a escrita dos estudan- tes quanto a comunicação não violenta”, explica Vilma. Depois dessa atividade com os responsáveis, chegou a vez de realizar algo entre os colegas da turma! Eles criaram um painel com fotos de cada estudante e abaixo delas escreviam adjetivos positivos, funcionando como uma troca de gentileza. “Começamos nesse momento a realizar o opos- to que vinha sendo feito, que era falar bem um dos outros”, conta a professora. Outra atividade que surtiu muito efeito, segundo ela, foi o caderno de elogios, que cir- culou na sala e cada estudante es- crevia uma coisa positiva para seu colega e deixava registrada a sua admiração pelo outro. Além dessas atividades, a professora realizou uma roda de conversa e nela cada um selecio- nava um colega que não havia escolhido antes em nenhuma das atividades anteriores e falava para o grupo suas características posi- tivas. A intenção era que cada um “Começamos nesse momen- to a realizar o oposto que vinha sendo feito, que era falar bem um dos outros”

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=