REVISTA APPAI EDUCAR- EDIÇÃO 132
10 Revista Appai Educar A especialista explica que o Transtorno de Déficit de Aten- ção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno de Ansiedade têm, enquanto especificidade de sin- toma, a falta de foco e de aten- ção, que são quadros clínicos ca- racterísticos. “Estão diretamente relacionados à ineficiência na interação social. Causam perdas específicas na qualidade de vida e devem ser acompanhados de imediato por profissionais habi- litados para o diagnóstico para que esses efeitos sejam minimi- zados”, garante Cristiane. De acordo com a psicopeda- goga, existem muitas ferramen- tas no mercado que de certa for- ma promovemumalíviomomen- tâneo. Mas devemos ter ciência de que o acompanhamento clíni- co é o específico e indicado para qualquer temática que envolva saúde mental para a qualidade de vida. O jogo propriamente dito pode ser uma ferramenta terapêutica. “A utilização do jogo como terapia é uma ferramenta riquíssima no atendimento clíni- co”, explica. Alívio do estresse? A especialista afirma que, quando relaciona- mos especificamente o jogo como algo que atua no sentido de atenuar o estresse, podemos articular como uma possibilidade apenas momentânea de alívio. “Combinado com caminhadas, exercícios de respiração, música, exercícios físicos e bons hábi- tos. Assim, podem ajudar na redução dos sintomas diagnosticados. Temos uma variedade de jogos no mercado que, somados ao diagnóstico e ao proces- so terapêutico, podem auxiliar na concentração e na dispersão do sintoma, mas nada que substitua a avaliação de um profissional”, explica Cristiane. Segundo ela, os brinquedos sensoriais são óti- mos aliados para o trabalho terapêutico, já que estão relacionados a lidar com habilidades e com- petências inatas. “O sensorial é muito significativo para o ser humano, pois integra as partes do sistema nervoso. Portanto, são como os receptores capazes de identificar e transmitir os estímulos. Por isso, a inserção dos jogos enquanto ferramenta de traba- lho terapêutico é de grande importância, pois lidam diretamente comas impressões sensoriais trazendo para o sujeito 'aprendente' possibilidades integrati- vas e de trato com suas resistências”, garante.
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