REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131
8 Revista Appai Educar Um pouco da história do rádio Comemorado no dia 25 de setembro, o Dia Nacional do Rádio homenageia o nascimento de Roquete Pinto, considerado o pai da radiofonia bra- sileira por fundar a primeira emissora do país. Ele enxergou ali uma ferramenta para melhorar a edu- cação, por isso convenceu a Academia Brasileira de Ciências a comprar os equipamentos necessários para fundar a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro em 1922 e, em 7 de setembro do mesmo ano, levar ao ar a primeira transmissão de rádio em comemo- ração ao centenário da Independência do Brasil. A estação foi instalada no Rio de Janeiro para a veiculação de músicas e discurso do presidente Epitácio Pessoa, transmitido para 80 receptores espalhados pela então capital do país. Em 1924, foram fundadas as emissoras Rádio Clube do Brasil e Educadora Paulista, seguidas de outras instalações na Bahia, Pará e Pernambuco. O Brasil passava por um crescimento da economia nacional e era visto como um mercado promissor pelos es- trangeiros. As indstrias elétrica e fonográfica auxi - liaram a expansão radiofônica, marcando o período como a Era do Rádio. No fim da década de , o rádio entrou em declínio devido à concorrência com a televisão, mas nunca deixou de fazer parte da vida do brasileiro. Atualmente, há mais de 9 mil emissoras operando no território nacional, segundo a Associação Brasi- leira de Empresas de Rádio e Televisão (Abert). Vamos começar a colocar a mão na massa? Que tal propor um programa de rádio com seus alunos ou criar uma rádio-escola? Os dois casos são ótimos para exercitar a imaginação, produção textual e improvisação do ao vivo. Você pode su- gerir pautas baseadas em temas específicos, como o bullying e o meio ambiente, ou ainda entrevistas com convidados especiais, que podem ser um autor de livro, um ex-aluno ou alguém que tenha relação com o conteúdo estudado. A partir daí os estudan- tes podem ser divididos em grupos para pesquisar, escrever o roteiro e depois gravar o programa de rádio. Com o ensino híbrido, essa atividade pode ser gravada, enviada por WhatsApp ou disponibilizada em uma plataforma digital da escola. Já a rádio-escola pode servir como um canal de diálogo entre os estudantes, a direção escolar e os professores, visando a interdisciplinaridade e o despertar de aptidões. Além de músicas para en- tretenimento durante os intervalos, ela pode servir para transmitir recados entre os alunos e abordar temas importantes que poderão servir de diálogos em sala de aula.
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