REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131

52 Revista Appai Educar preciso ter sensibilidade. Segundo Bruna Duarte Vitorino, especia- lista na metodologia criada pelo educador, “o elogio que não é ver - dadeiro ou só é feito para agradar não causa nenhum efeito. É preci - so deixar muito claros os motivos pelos quais a criança está sendo elogiada, com base em ações e atitudes concretas”, enfatiza. As palavras de Bruna for- talecem o sentido em que, de fato, as crianças precisam de expressões positivas como uma forma de recompensa para ajudar na sua motivação com as tarefas escolares, principalmente quando estão alcançando no - vos objetivos, mas que isso não significa que, para motivar seu aluno, você precisa recompen - sá-lo cada vez que ele fizer algo de bom. “O mais importante é “Elogiar é algo que deve ser feito de forma verdadeira” Leia também: Qual a cor da correção? Espe- cialista comenta a importância de não usar a caneta vermelha (pág. 5) ter em mente que isso deve fazer parte da rotina escolar, com- preendendo os momentos mais oportunos para tal. O objetivo é oferecer oportunidades para que se tornem crianças automotiva- das”, ratifica Bruna. De acordo com a psi- copedagoga Luana Flores, de Curitiba, as crianças podem se tornar automotivadas quando sua curiosidade natural é en- corajada e apoiada, pois dessa forma tendem a fazer as coisas simplesmente porque gostam de fazê-las. “Muitos alunos perdem a autoconfiança após muitas broncas por não conseguirem boas notas. Sem esse respaldo eles param de acreditar que são capazes de aprender e começam a evitar o contato com aquela matéria”, intensifica Luana. Para Bruna, elogiar uma criança proporciona a ela a oportunidade de expandir seu po- tencial e também funciona como incentivo para os estudos. “É algo que deve ser feito de forma verda - deira”, afirma. Por fim, os especialistas da pesquisa concluíram que, quanto mais palavras positivas os pro- fessores direcionavam aos seus alunos, mais melhorias na coope- ração e atenção existia da outra parte. Aqueles que mais elogiaram os estudantes viram até 30% mais comportamentos colaborativos da parte deles comparativamente a outros educadores.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=