REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131
50 Revista Appai Educar Gestão Escolar ELOGIE SEU ALUN N o trabalho, em casa ou no dia a dia, um reco- nhecimento funciona como um grande incen- tivo para a maior parte das pessoas. E não é diferente com as crianças, afinal quando elas são elogiadas, sentem-se mais confiantes e motivadas para enfrentar novos desafios. É isso que diz um estudo divulgado pela Universida - de Brigham Young realizado durante três anos. Foram pesquisadas cerca de 151 turmas em 19 escolas primárias diferentes nos estados norte-americanos do Missouri, Tennessee e Utah, observando a in - teração dos professores com um total de 2.536 alunos entre 5 e 12 anos, desde o jardim de infância até o sexto ano. A pesquisa realizada revela que, quanto mais um educador elogiar seus alunos no ensino primário, maior é a tendência para eles obterem mais sucesso em nível escolar. Enquanto a exaltação das qualidades está ligada ao sucesso escolar de um estudante, palavras de reprovação estão relacionadas à falta de vontade de cumprir as instruções dos professores e ao mau comportamento. Por cada re- preensão, um docente deve dar três ou quatro elogios ao seu aluno, indica o estudo. Estudo mostra que estudantes elogiados pelos professores tendem a ter sucesso escolar Paul Caldarella, um dos professores que fez parte da investigação, afirmou, durante uma entre - vista concedida ao canal de televisão CNN, que, mesmo nas situações em que existam tanto re - preensões como elogios, o bom comportamento dos alunos em tarefas atingiu 60%. No entanto, os educadores que aumentaram a proporção en - tre elogios e repreensões, para 2 por 1 ou mais, obtiveram melhorias na sala de aula por parte dos estudantes. Aqui no Brasil, o professor Toru Kumon, cria - dor do método Kumon, sempre foi um grande de - fensor dos elogios como ferramenta motivacional. Ele destaca, porém, que para adotar esse recurso é
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=