REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131

Revista Appai Educar 41 A educadora percebeu que as avaliações tradicionais criavam uma tensão desnecessária nos estudantes e que seria melhor adotar uma forma menos desgas- tante. A ideia começou a ganhar corpo no início do segundo se- mestre de 2015, quando ela falou para os alunos que poderia haver ou não uma avaliação no final da disciplina. No entanto, a profes- sora ressaltou que o que seria mais valorizado seria a participa- ção e a contribuição de todos. “Quando eu iniciei como professora aplicava uma prova normal, tradicional, no final do semestre. Só que comecei a perceber que as pessoas ficam muito tensas com uma coisa simples. Os alunos participavam das aulas durante o semestre inteiro, então não tinha por que ficarem nervosos, tanto é que todos iam muito bem na avalia- ção. Por isso, pensei em parar de dar esses testes finais”, conta Célia. A professora ainda diz que começou propondo atividades individuais para os alunos aprenderem a teoria do mapa mental. Ela levou um mapa pronto para eles verem e, a partir daí, elaborarem para si próprios um sobre gestão do tempo, para exem- plificar para eles mesmos o que precisavam fazer para ter maior concentração. “Funciona assim: no centro do mapa vai o nome da disciplina, e aí os alunos vão puxando tópicos principais das aulas, como liderança, trabalho em equipe, feedback , entre outros. A partir desses eles vão colocando outros itens que se relacionam com os conteúdos. Eu estimulei que usassem a criativida- de, figuras, desenhos e outros elementos que achas - sem interessantes, tudo isso para ficar uma produção mais atrativa”, explica a professora. Célia Aparecida afirma ainda que a prova escrita não mostra o quanto o aluno sabe na realidade, pois, muitas vezes, ele só estuda para a avaliação, sem conseguir absorver o conteúdo plenamente. “Eu acho muito mais produtivo quando ele participa ativamente durante o semestre todo com sua opinião e a de- monstração de conceitos e teorias”, finaliza. Por Richard Günter Fontes: Porvir | Globo Educação Imagens enviadas pela professora e banco de imagens gratuito Freepik De forma coletiva, os alunos completam o mosaico mental colocando suas aptidões

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=