REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131

36 Revista Appai Educar A pedagoga separou 3 atividades que vêm sendo realizadas on-line com os pequenos. Atividades para realizar de forma remota:  Coloque a criatividade no papel “Atividades de desenho podem ser feitas em casa, com poucos recursos. Folhas de sulfite ou de caderno ou até mesmo uma caixa de papelão podem servir como suporte. Desenhos livres ou então sobre um tema específico ajudam as crianças a expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências. A família também pode participar desse momento”.  Observe e se inspire com a natureza “Os alunos podem ser convidados para ob- servar pela janela ou próximo ao lado externo da casa com segurança e acompanhamento de um responsável os elementos naturais que fazem par - te do seu cotidiano. A movimentação das sombras, das nuvens, as pedras e as plantas são alguns dos aspectos a serem analisados pelas crianças. Uma folha de árvore pode virar um avião ou um barco, um graveto pode ser uma espada ou varinha má- gica. Essa é mais uma atividade simples que ajuda os pequenos a conhecer o mundo e dar sentido a ele. Tudo isso pode ser relatado numa aula virtual”.  Contação de histórias “Além de ser um dos meios de transmitir costu- mes culturais, tradições e conhecimento, a leitura é um exercício riquíssimo para o estímulo da imaginação, da experiência de diferentes emoções e das capacidades crítica e expressiva. Portanto, uma boa pedida de ativi- dade infantil pedagógica é contar histórias, seja com o auxílio de livros, seja de formas alternativas. Por exem- plo, você pode confeccionar, com a ajuda dos peque - nos, um ba‚ mágico de histórias , contendo objetos variados, como bonecos, garrafas, relógios, saquinhos de sementes etc. A história deve ser contada com base nos objetos retirados do ba‚. =ocê pode impro - visar os acontecimentos e pedir ajuda dos pequenos para guiar a narrativa”. Para quando voltar o presencial:  Brincadeiras no espelho “Este plano de atividade estimula o bebê a perce - ber as possibilidades e limites de seu corpo e sua interação com outras pessoas, sejam adultos ou crianças. O reÅexo no espelho aguça a curiosidade e o leva a se conhecer e reconhecer. O plano ex- plora três dos cinco campos de experiência: ºO eu, o nós e o outro», ºCorpo, gestos e movimentos» e ºEspaços, tempos, quantidades, relações e trans - formações»”.  ABC das frutas “Esse é um exercício muito rápido e dinâmico. Para começar, o professor deve citar as letras do alfabe-

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=