REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131

34 Revista Appai Educar • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferen- tes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às dife- renças entre as pessoas. • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros crianças e adultos , ampliando e diver - sificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, senso - riais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil Extraído da BNCC • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educa- dor quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando. • Explorar movimentos, gestos, sons, for- mas, texturas, cores, palavras, emoções, trans- formações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia. De acordo com R. Mendonça, “os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimen- to psicomotor infantil. É preciso estar atento para que nenhuma perturbação passe despercebida e seja tratada a tempo, para que a capacidade futura da criança não seja afetada e prejudique a aprendizagem da leitura e da escrita."

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