REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131
Revista Appai Educar 33 Traços, sons, cores e formas Ao abordar traços, sons, cores e formas na Educação 0nfantil, a criança por si só já possui curiosidade, o que acaba gerando uma imaginação diferente em cada uma, e para trabalhar isso cabe ao professor proporcionar-lhe experiências. Sendo assim, a expressão por meio de lin- guagens associada às artes, trabalhadas a partir dos cinco sentidos, pode ser realizada através de exer- cícios voltados para a criação individual ou coletiva. Ao contar uma história, o professor vai atrair a ima - ginação, as cores, as formas, os traços de um livro etc. Um passeio pelo bairro pode mostrar as formas geométricas das casas, dos carros, dos objetos, realização de pinturas, esculturas e outras artes vi- suais, além de práticas de representação teatral. Escuta, fala, pensamento e imaginação O intuito principal desse campo é promover uma aproximação inicial dos alunos da linguagem oral e escrita, mas sem iniciar o processo de alfabetiza- ção. Atividades como contação de história , teatro de fantoches, roda de conversas ou músicas, dei- xar cada um expressar-se ou contar uma história, tudo isso faz parte da escuta, da fala, do pensa- mento e da imaginação, bem como do despertar da curiosidade na dramatização e nos sons dos elementos narrados através da expressão oral. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações As vivências relativas a esse campo são as que desenvolvem um pensamento que parte da curiosidade natural da criança, como, por exemplo, falar do cuidado com o meio ambiente, manter tudo limpo, arrumado. Cabe ao mediador trazer si- tuações assim para a sala de aula, para o processo de aprendizagem que requer, além da observação da natureza, a construção de hipóteses sobre esse meio em que vivemos. Corpo, gestos e movimentos Nesse eixo de experiência, de acordo com a BNCC, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam, sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar um repertório de movi - mentos, gestos, olhares, sons e mímicas, para des- cobrir variados modos de ocupação e uso do espa- ço com o corpo, por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, roda de música, de forma que se comuniquem e se expressem no entrelaçamento envolvendo corpo, emoção e linguagem.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=