REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131
Revista Appai Educar 31 O comunicar do corpo apontar a direção da esquerda ou da direita. “Eu não consi- go explicar como uma pessoa chega a um determinado local, descrevendo a ela o trajeto. Isso porque nunca me encontro na hora de falar que é para pegar ou virar para um lado ou para o outro”, relata. Psicomotricidade na Educação Infantil “No ambiente escolar é de extrema importância trabalhar o lúdico, que é capaz de produzir diversas habilidades no proces- so de aprendizagem instigando a atenção, imaginação, memória e incentivando de certa forma to- dos os aspectos cognitivo, mo- tor e afetivo”, afirma a pedagoga Letícia Salvo. Infelizmente muitos pais ainda acham que o lúdico é si- nônimo de passar ou preencher tempo, e não há nenhuma ver- dade nesse pensar. De acordo com especialistas, na Educação 0nfantil as atividades ldicas têm o objetivo de promover apren- dizagens significativas para os pequenos que estimulem a coordenação motora, visando o aprimoramento de práticas e experiências educativas e fun - cionais, tudo isso com intuito de expandir as suas potencialidades afetivas, sociais e motoras. Muitos adultos relatam que as faltas desses estímulos na infância lhes acarretam um grande prejuízo em suas vidas adultas. É o caso de Lúcia, que na infância não experimentou esse conhecimento do corpo, é hoje tem total dificuldade em coisas simples, como saber Exemplos como esse e de tantas outras situações que demonstram o ônus desse comu- nicar do corpo na idade infantil só reforçam a importância da edu- cação psicomotora nas diversas condutas motoras, auxiliando no processo educativo e possibili- tando uma melhor interação so- cial e escolar.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=