REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131

28 Revista Appai Educar Potencial de aprendizagem incentivado Não é momento de alfabetizar a criança! É importante ressaltar que, embora os profissionais do seg - mento saibam que a Educação Infantil não é o momento de alfabe- tizar a criança exceto quando isso acontece de forma espontonea , muitas vezes os pais não têm essa consciência. Esperam que os filhos de três anos voltem da escola sabendo ler e escrever e podem até se decepcionar quando isso não acontece. Por isso, cabe aos educadores conversar abertamente com essas famílias e explicar qual é a sua função e de que forma elas contribuem para o cresci- mento intelectual dos pequenos . Outro detalhe importante é que, na Educação 0nfantil, a sala de aula se torna um ambiente mágico , com cores, personagens, brinquedos e muitos elementos que atraem a criança e a fazem sentir satisfação por estar ali. É uma excelente oportunidade para que ela comece a gostar de ser um aluno, de estar em uma escola , com colegas e professores. Afinal, alguém que gosta de ir para a escola com certeza tem muito mais chances de conseguir um bom desem- penho e até de ser mais feliz, visto que acaba passando bastante tempo nesse espaço. Os pequenos precisam ter o seu potencial de aprendi - zado incentivado e isso depende de técnicas pedagógicas que apenas profissionais sabem apli - car perfeitamente. Uma criança que vai para a escola desde cedo começa a ter contato com os livros, por exemplo. Ela terá acesso a uma série de títulos diferentes, que vão despertar a sua curiosidade. 0sso é crucial para que, na juventude e fase adulta, ler se torne um hábito . E como já é de conhecimento geral, a lei- tura é essencial na formação de um cidadão crítico , que compreende o mundo que está à sua volta. É claro que as crian- ças com menos de seis anos de idade brincam na escola, mas é uma atividade orientada . Não se trata exclusivamente de dis- traí-las, mas sim de aproveitar a ludicidade para promover o seu desenvolvimento social , motor e cognitivo. Patrícia destaca que a Educação Infantil pode colaborar para a formação de sujeitos mais humanos, justos e solidários, oportunizando experiências de aprendizagens que combatam preconceitos e atitudes discrimi- natórias, colaborando assim para uma sociedade, onde todos, sem exceção, são valorizados e respeitados em sua essência humana.

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