REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131
Revista Appai Educar 27 Mas por que isso é trabalhado na Educação Infantil? Essa e muitas outras perguntas fazem parte do repertório de muitos pais, que não raramente só identificam a resposta quando percebem a mudan - ça no desenvolvimento diário dos seus filhos. Uma dessas questões é a construção da autonomia, sobretudo quando a criança começa a demostrar seus primeiros sinais de indepen- dência, que vão desde usar o banheiro sozinho a amar- rar o cadarço. Sem falar no desenvolvimento dos hábitos saudáveis, como lavar as mãos antes das refei- ções, escovar os dentes e praticar atividades físi- cas, além de conhecer desde cedo a importância de uma alimentação com a presença de frutas, legumes e hortaliças. Essas conquistas, com a ajuda dos profis - sionais de ensino, tendem a subir degrau por de- grau, passando pela habilidade de se comunicar, expressar desejos e sentimentos, identificar seus pontos fortes e o esforço para melhorar aquilo que ainda lhe falta. Todo esse processo de desenvolvimento faz com que os laços de convivência e vivência comecem a ser exercitados através da socialização e dos estímulos de virtudes e valores, entre eles o respeito e a tolerância, que, uma vez assimilados, os acompanharão para o resto de suas vidas. ...é indispensável sinalizar que a educação não pode ocorrer de forma solitária, somente entre os “muros escolares”, pois as instituições de ensino precisam de parcerias, e uma dessas é a da família, que também faz parte desse processo de educar.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=