REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131

Revista Appai Educar 19 mente ligadas à desorganização com as finanças, causando o desconforto e, até mesmo, crises mais efetivas na família. Se o di- nheiro for bem empregado, talvez se minimizem em grande parte as doenças mentais adquiridas”, comenta a psicopedagoga. Escola e famʧlia lado a lado É extremamente importante o alinhamento entre o aprendizado de Educação Financeira na escola e as atitudes e comportamentos que a famí- lia mantém no lar com relação a consumo e gastos dos recursos econômicos. “A meta é evitar incon- gruência entre a teoria e a prática, o que poderá gerar riscos em desvios comportamentais sobre a importância do “ter” sobre o “ser”. Hoje encon- tramos instituições voltadas para criar conteúdo de Educação Financeira em diferentes níveis do ensino, disponibilizando livros, cursos de educação a distância, palestras e assessorias pedagógicas”, garante Adenias. Aprendendo novos hʛbitos Qualquer hábito, saudável ou não, é apreendi- do pelos pequenos a partir das primeiras interações que eles fazem com quem cuida e, consequente- mente, das crenças adotadas pelo núcleo familiar. De acordo com Cristiane, a criança inserida em socieda- de vai se adequar nos grupos de convívio. “São suas referências iniciais. Sendo assim, é muito provável que ela apreenda novos hábitos através da interferên- cia positiva do adulto. Se vivemos em uma sociedade contaminada pelas mídias, onde se estabelece como verdade que o importante é “ter” e não “ser”, com certeza a criança estabelecerá esses hábitos que não são saudáveis inclusive em suas relações pessoais”, esclarece a psicopedagoga. Para ela, é de fundamental importância que os pais compreendam que saciar um desejo ime- diato, sem um planejamento, propicia o aprendi- zado de hábitos imediatistas e sem uma possível Adenias Gonçalves ressal- ta que é nos primeiros anos de vida da criança que ela constrói o modelo mental que vai impac- tar os comportamentos que terá ao longo da vida. E dentre eles o consumo, com significativos reÅexos em sua sa‚de financeira. “A criança que possui e é orien- tada para comportamentos cons- cientes nessa área, com certeza, será um adulto saudável finan - ceiramente e saberá como ad- ministrar seus recursos, tanto os financeiros como os de qualquer outra ordem”, garante o consultor em gestão empresarial e finanças pessoais. compreensão do que realmente é necessário para que ela possa interagir em sociedade, de forma saudável. “Tão logo a consciência quanto à neces- sidade da mudança de práticas seja adquirida pe- los adultos responsáveis pela educação da criança ou do adolescente, eles aprenderão e repetirão o hábito saudável observado”, explica Cristiane.

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