REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 131

12 Revista Appai Educar Como o >ap estʛ na fita? Todavia, esse formato ágil da plataforma WhatsApp tem rendido bons frutos. É o que mos- tram as sondagens mais recentes sobre a ferra- menta. De acordo com a pesquisa do Opinion Box, o WhatsApp segue na liderança do ranking , com mais de 55% de smartphones com o app. Em uma outra pesquisa, esta realizada pela Revista Educação Pública, uma publicação da Dire- toria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), com 100 professores da rede pública do estado de Minas Gerais, acerca do uso do WhatsApp durante o ensino remoto, constatou que ele não aparece somente como um aplicativo, mas sim como um veículo de comunicação. Das 61 respostas, 31 utilizaram o termo “comunicação”, ou seja, trata-se de uma ferramenta que vem cumprin- do o papel de trocar informações entre seus usuá- rios. Nesse caso, gestão escolar, equipe pedagógi- ca, professores e estudantes, evidencia o relatório. Mais acessibilidade e comunicação Ainda segundo dados da pesquisa, um ou- tro ponto observado revelou que uma parcela dos professores utilizou a expressão “acessibilidade”, principalmente quando se referem aos alunos, pois alguns só conseguem ter acesso às propostas es- colares através do WhatsApp. Na mesma pes- quisa, 16 docentes citaram que as funcionali- dades e/ou ferramentas do aplicativo possuem um potencial que nenhum outro produto nesse momento está conseguindo suprir. Um auxílio no processo de ensino Segundo vários autores, “o WhatsApp, as- sim como qualquer outra mídia, pode auxiliar e fa- vorecer o estreitamento entre professores e alunos, auxiliando no processo de ensino e facilitando o contato entre ambos, diminuindo assim a distância entre professor e aluno.”. Todavia, não se deve perder de vista o papel mediador do educador, a fim de que a equação conhecimento tecnologia uso responsável funcione de maneira satisfatória para a comunidade escolar no que tange aos resul- tados acadêmicos esperados. Numa pesquisa realizada entre os alunos dos primeiros anos de Ensino Médio de um colé- gio estadual de ensino no município de Ibiassucê, na Bahia, em que o aplicativo WhatsApp foi co- Satisfeito Insatisfeito Muito satisfeito Nível desatisfaçãodoalunocomousodoWhatsApp Figura 1. Respostas da primeira questão – Qual o seu grau de satisfa- ção com a utilização do >hatsapp nas oficinas de educação científica&

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=