REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130

Revista Appai Educar 9 Vamos começar a colocar a mão na massa? Para ajudar nesse processo de alfabetização durante o ensi- no remoto, especialistas suge- rem praticar atividades físicas e inserir na rotina dos pequenos jogos didáticos, de coordena- ção motora e que estimulem as funções executivas. Ler histórias e criar cartões com palavras simples do cotidiano também são ótimas opções de atividades para auxiliar esse processo de alfabetização infantil. Uma matéria do blog Estante Mágica sugere como uma opção de alfabetização para o ensino remoto as parlendas. E você, lembra o que são elas? Talvez conheça por outro nome, mas são bastante populares no Bra- sil. São aqueles versinhos com rimas, cheios de ritmo e jogos de palavras. Um exemplo disso é: se eu cantar “um, dois”, pro- vavelmente você vai completar com “feijão com arroz”. Elas fazem parte da nossa cultura po- pular e, além de divertir as crian- ças, podem ser usadas em ativi- dades de alfabetização, pois são textos consolidados na memória que facilitam o entendimento do sistema alfabético. Veja dicas de atividades com parlendas que vão ajudar você nesse processo de alfabetização: 1. As crianças podem brincar, recitar, se desafiar. Separe um tempo da aula para essa brincadeira e deixe que cada aluno recite a sua parlenda para toda a turma ouvir! Isso as leva a refletir sobre o sistema alfabético e avançar em sua aprendiza- gem. Essa atividade pode ser feita de maneira on-line também, em chamadas de vídeo ou grupos do WhatsApp. 2. Você também pode indicar vídeos com exem- plos de parlendas para praticar com seus alunos e sugerir que brinquem em casa com a família. No “Canal Infantil – Contação na Rua”, no Youtube, você tem acesso à playlist “Parlendoteca” com uma lista de mais de 100 vídeos. Além disso, você pode criar um material de leitura em PDF para usar de apoio nas aulas ou enviar por WhatsApp como dica para as famílias. Programe essa atividade de leitura como permanente na rotina da sua turma. 3. Peça para que cada aluno pesquise novas par- lendas em casa e ensine para os colegas na próxi- ma aula! 4. Você pode ainda explorar outras linguagens e formatos, propondo que a família da criança grave um vídeo recitando a parlenda. Que tal aproveitar essa ideia também para outras aulas e compor um portfólio digital da turma?

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=