REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130
38 Revista Appai Educar Gamificação: consiste em utilizar jogos para o processo de aprendizagem. Ela funciona para despertar o interesse e a parti- cipação dos estudantes, além de desenvolver a criatividade e autonomia entre eles. Um jogo virtual que é muito utilizado na sala de aula, atualmente, é o Minecraft, de construção com blocos. Mesmo não sendo um produto especificamente educa - tivo, ele consegue ajudar no de- senvolvimento criativo e espacial dos alunos. Conheça também o “ Mattics” E-learning : esse método consiste na aprendiza- gem eletrônica, ou seja, é uma estratégia de ensino que tem a internet como principal ferramenta para seu funcionamento. Ele possui ambientes virtuais de aprendizagem que são usados para a comunicação, distribuição de materiais e conteúdos on-line . O ponto principal de uma plataforma E-learning é a possibilidade de que seja feita a interação entre o aluno e o professor totalmente a distância. Caso existam aulas presenciais, é chamado de blended learning , ou seja, a junção dos dois métodos de ensino. Democratização da educação Aplicar a tecnologia digital para fornecer uma nova forma de arquitetura de aprendiza- gem tem sido outra vantagem dessa nova era em que se pode ensinar de qualquer lugar, seja na modalidade on-line ou presencial, rea- firmando que aprender a aprender e a ensinar tornou-se algo mais dinâmico e envolvente com o apoio da tecnologia. A democratização da educação, isto é, o acesso a todos independente da esfera socioeco- nômica na prática ainda não está bem estabele- cida, sobretudo nas nações em desenvolvimento como o Brasil. Todavia, a mudança da arquitetura tradicional da educação já é notória com a pre- sença das variáveis metodológicas ativas.
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