REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130

Revista Appai Educar 37 Sistema de gestão educacional (SIG / SIS) Sistema que tem o propósito de realizar gestão dos processos e dados pedagógicos, financeiros e/ ou administrativos dentro de uma instituição de ensino ou em uma rede de escolas. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Plataforma de ensino e apren- dizagem on-line que permite a criação de ambientes para o ensino a distância ( e-learning ), ensino híbrido ou ensino semipresen- cial, incluindo a gestão de conteúdo, atividades e avaliação. Plataforma educacional Plataforma com proposta pedagógica que apoia o pro- fessor no processo de ensi- no, ao apresentar conteúdos e avaliações de forma sequencial pré-estruturada. Plataforma de oferta de conteúdo on-line Plataforma que expõe cursos, jogos e/ ou ODAs para venda individual, acesso sob modelo de assinatura ou acesso livre, que permitam o aprendizado autônomo do aluno. Diferencia-se de um re- positório por permitir o acesso ao conteúdo apenas dentro do ambiente da plataforma. Quais são as tendências a partir de agora? De acordo com o Ministério da Educação (MEC) em estudo levantado sobre tecnologia educacio- nal, existem setores que vêm se destacando nessa área e que, muito provavelmente, vão dominar as re- des de ensino pública e privada. Aprendizagem imersiva : o principal objetivo desse método de aprendizagem é colocar o estudante no centro do ensino e isso ocorre pelo que chamamos de imersão. Isso acontece em razão de estímulos visuais, so- noros e até táteis. Geralmente, as atividades ocorrem através de ferramentas multimídias, como jogos, aplicativos, softwares , acessórios de realidade virtual etc. Uma dessas funcionalida- des, que já está sendo bastante utilizada, é a realidade aumen- tada. Nela, o ambiente físico é transportado para o ambiente virtual. Um artigo publicado pelo Journal of Science Edu- cation and Technology mostra que o uso da robótica em sala de aula melhora o processo de aprendizagem dos alunos em matérias como matemática e en- genharia.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=