REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 130

Revista Appai Educar 33 Ao utilizar uma tecnologia, o aluno passa a ser o criador de sua própria aprendizagem, sen- do o papel do professor o de mediador no processo ensino- -aprendizagem, como sugere o novo Ensino Médio especificado na Base Nacional Comum Cur- ricular (BNCC). Para o professor de história Denis Gerson, “isso gera um impacto enorme nas escolas de formato tradicional de ensino, pois cada vez mais o estudante quer ser o protagonis- ta do seu aprendizado. Quando ele interage com o computador, é possível adequar as matérias de acordo com as suas neces- sidades pessoais. Por exemplo: alunos com deficiência cognitiva Acessibilidade: permitem um acesso mais amplo por meio do uso de tecnologias. Edtech está alinhada à BNCC podem realizar exercícios dife- rentes daqueles dos seus cole- gas, entretanto dentro do mes- mo tópico e obtendo o mesmo resultado dos demais”, analisa o docente. Nesse sentido, desta- cam-se três características em que as edtechs são baseadas para aprimorar a relação ensino- -aprendizagem: Engajamento: uso de práticas inovado- ras para tornar o processo de aprendiza - gem mais empolgante. Personalização: oferece uma experiên- cia customizada para cada aluno. Para Denis, essa é também uma ferramenta para os estudantes conside- rados tímidos conseguirem interagir por meio da tecnologia. “Isso pode motivá-los por se sentirem parte ativa e importante do processo de aprendizagem. Cada geração tem características próprias e es- tamos alfabetizando alunos que já nasce- ram com a tecnologia na palma das suas mãos”, exemplifica. Um levantamento da Fundação Ge- tulio Vargas, realizado com base em da- dos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), revela que 40,3% dos estudantes deixam o Ensino Médio por falta de interesse. Portanto, o desafio em trazer o conteúdo das aulas para próximo da realidade do aluno passa justamente pela abordagem de novas tecnologias.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=